Casa de Vidro recebe fundo internacional da Getty Foundation para preservação do patrimônio moderno
- www.archdaily.com.br
- 29 de jul. de 2016
- 1 min de leitura
A Getty Foundation, instituição norte-americana com sede em Los Angeles dedicada a expandir o conhecimento e preservar as artes visuais em todo o mundo, concede anualmente, desde 2014, um auxílio financeiro a obras modernas com o intuito de ajudar na preservação do patrimônio moderno edificado. Intitulada "Keep it Modern", a iniciativa já direcionou fundos à preservação de obras como o Sanatório Paimio (Alvar Aalto), a Casa Eames, o Campus do Salk Institute (Louis Kahn), a Opera de Sydney (Jørn Utzon), a FAU-USP (Vilanova Artigas), o Pavilhão Arthur Neiva (Jorge Ferreira),a Casa Schröder (Gerrit Ritveld), entre outros edifícios emblemáticos do movimento moderno.
Este ano, entre as obras selecionadas a receber o fundo, está a Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, construída em 1951 em São Paulo. O Instituto Lina Bo e P.M. Bardi receberá a quantia de US$ 195.000 (aproximadamente R$637 mil) para realizar "um plano de manutenção preventiva baseado em pesquisas técnicas especializadas para evitar um futuro incerto de intervenções de emergência e reparos pontuais.
Os fundos da Getty Foundation "permitirão que uma equipe internacional de especialistas em conservação de arquitetura e paisagismo, especialistas em patrimônio e engenheiros civis e estruturais desenvolvam um plano de gestão de conservação para a obra. O projeto também inclui uma pesquisa topográfica 3D do terreno que permitirá que os engenheiros identifiquem possíveis deformações estruturais nocivas em pequena escala, ainda imperceptíveis aos olhos."
A lista completa de obras contempladas este ano inclui:
Villa E-1027
Primeira Igreja Presbiteriana
Casa de Vidro
Igreja Cristo Obrero
Biblioteca Infantil
Sevan Writers' Resort
Catedral Metropolitana de Liverpool
Gautam Sarabhai Workshop Building
Biblioteca Nacional de Kosovo
Posts recentes
Ver tudoCurso sobre a obra de quatro arquitetos brasileiros – Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha – com foco...
コメント